História da Avenida Parque

Isaac José Peres

A Avenida Parque, também conhecida como túnel verde de Itacoatiara, foi projetada e iniciada em 1928 pelo ex-prefeito judeu Isaac José Peres, que se inspirou no Champs-Élysées de Paris, depois foi dada continuação por vários outros prefeitos que o sucederam, que também fizerem melhoramentos no calçamento da Avenida, destacando o ex-prefeito Chico do Incra que com recursos próprios da Prefeitura construiu sozinho 05 alamedas. Na época de sua construção inicial, foi denominada de Avenida Ruy Barbosa, e depois: Plínio Ramos Coelho, Torquato Tapajós e finalmente Avenida Parque




Na época de sua construção, foram plantados os primeiros oitizeiros (licania tomentosa), pois trata-se de uma árvore natural do cerrado brasileiro, que é ideal para sombreamento de praças e jardins, o seu fruto é comestível e sua madeira pode ser aproveitada para a construção civil. Essa árvore que foi chamada localmente de benjaminzeiro. Hoje se transformou na principal árvore de sombreamento de logradouros públicos e residencial da cidade de Itacoatiara.



A Avenida, corta o traçado urbano da cidade ao meio. Possui 1.830 mts de extensão e 32 mts de largura, conta com 346 pés de oiti, dispostos em fila dupla, totalmente entrelaçados, formando um grandioso Túnel Verde. Configurando-se com a maior Avenida de Túnel Verde do Brasil, haja visto que as demais dessa natureza, não alcançam mais de 500 mts de extensão.





2 comentários:

  1. A Avenida mais linda do Brasil e talvez do mundo. Minha querida Itacoatoara, quisera eu que tu fosses bem tratada em geral por nossos governantes.

    ResponderExcluir
  2. Vou vê mais de perto algum dia desses,sou de Manacapuru.

    ResponderExcluir